EdTech: Cross é Bacana

Escuto rumores uns mais explícitos, outros mais velados. Nas entrelinhas. Nas conversas de corredor. Alguém que solta sem querer. Enfim, chega aos meus ouvidos que agora sou Google, só falo de Google.

Screen Shot 2015-11-05 at 10.44.19 AM

É inegável que o Google Teacher Academy em São Paulo em 2014 foi um divisor de águas na minha vida profissional, nas minhas perspectivas, entendimentos, conexões distribuídas, mas isso não significa que o meu horizonte Ed Tech seja Google. Na verdade fui e sempre serei CROSS. Sou CROSSPLATFORM por natureza. Acredito que o poder das tecnologias está em suas interações, conectivas, aderentes, tecnologias centradas no usuário em primeiro lugar. Acredito que a inovação está em nossa capacidade de navegar em diferentes plataformas e contextos digitais com  fluência e desenvoltura. Google, APPLE, e os milhares de gadgets, apps, LMSs, sistemas operacionais, LINUX, Chrome OS, o que vier e sem parar, sempre ampliando o campo das possibilidades digitais.  Eu quero é que haja cada vez mais para podermos escolher e nos apropriarmos de tecnologias que facilitam a nossa vida, que nos conectem, que levem com a gente todos os nossos recursos digitais e memória onde quer que estejamos.  É a lei da seleção natural. O que for percebido pelo usuário como útil e fácil de usar, se estabelece. Que a gente tenha tudo disponível a um clique no celular, tablet, computador e que seja uma super experiência digital. E se for complicado, não-centrado no usuário e feio, desaparece, morre.

Eu sou do movimento CROSS. Tenho Mac Air, iPhone, iPad, adoro a simplicidade do Chromebook, trabalho horas a fio em um PC. Ah, sim, o Google tem me cativado porque como educadora, me escuta, escuta a comunidade, desenvolve produtos novos, lança updates constantes, é baseado em comunidades, é simples, despretensioso, mas ao mesmo tempo poderoso.  Por outro lado, a APPLE, sempre sedutora em seu design, na proposta de experiência para o usuário. Então, não me venha dizer que sou Google. Sou Google Innovator e tento passar para os educadores, as pessoas que estão à minha volta o que há de melhor, mas o mais “cool” é ser CROSS. Integrar ferramentas, plataformas, apps, add-ons, é brincar com o que a rede nos oferece para construir algo novo, surpreendente para os nossos alunos e professores. Então, seja tudo o que você pode ser. Eu sempre tento ser. CROSS.

No comments yet.

Leave a Reply