John Seely Brown, em seu livro “A New Culture of Learning: Cultivating the Imagination for a World of Constant Change”, nos convida a refletir sobre as grandam mudanças estruturais que a tecnologia tem proporcionado para o aprendizado. Essa nova cultura do aprendizado é participativa, colaborativa. Nossos, adolescentes, por exemplo, tiram dúvidas, resolvem problemas, discutem trabalhos de forma colaborativa no WhatsApp e no Skype. E na sala de aula? Trabalhamos com eles dessa forma?
Muitos das ferramentas que temos hoje já proporcionam e impulsionam essa cultura colaborativa. Os aplicativos do Google, por exemplo, permitem a colaboração em tempo real. O Google Slides é um desses aplicativos de criação de apresentação que proporciona a co-construção do conhecimento de forma dinâmica e participativa.
Entenda aqui como você poder criar uma pasta compartilhada no Google para que seus alunos trabalhem nas suas apresentações.
Algumas ideias de atividades que eles podem desenvolver:
>> ler um texto e fazer uma apresentação resumo
>> ensinar um tópico para os colegas
>> apresentar uma solução para uma situação-problema
>> fazer um resumo de um tema
>> fazer um resumo dos principais pontos para uma avaliação
>> contar uma estória do ponto de vista de um personagem
>> Explicar a resolução de um problema matemático
Quem sabe da próxima vez que você pensar em fazer um Power Point, você inverta e peça para os seus alunos criarem slides colaborativamente e aprenderem uns com os outros?
Leave a Reply